Quando Praticar

O melhor horário para praticar Tai Chi é na primeira parte da manhã e última parte da tarde, quando a energia esta em alta na terra. É altamente recomendável a prática da forma no mínimo duas vezes ao dia. Alguns mestres praticavam duas vezes ao acordar e também antes de deitar.

Não é aconselhável praticar após as refeições pois o corpo esta em atividade de digestão e o diafragma trabalha melhor sem o volume do alimento.

Movimentando-se Corretamente

O movimento é integrado como o universo. Quando um membro se move, todo o corpo se move. Um movimento é o inicio de outro, sem emendas, ininterruptamente. Quando um membro se move sozinho, "alguma coisa esta errada". Outrossim, devemos desenvolver a sensibilidade de sentir a resistência do ar ao movimento do corpo. O progresso pode ser medido conforme a resistência do ar for endurecendo ao contato da pele. Existe uma constância e continuidade na velocidade e na medida ao subir e descer, avançar e retrair, virar ou girar. Não existem repentes e sim homogeneidade e suavidade. Dizem os Clássicos: Extrema suavidade produz extrema rigidez. A força é interior e comandada pela mente.

Os Passos

Iniciam sempre pela cintura e pelo pousar macio do calcanhar e ao recuar, pelo pousar dos dedos dos pés. O peso é transferido gradualmente de uma perna para outra. Na postura correta não existe sobrepeso nas duas pernas e sim uma constante e ininterrupta transferência de peso entre elas. Esta transferencia é lembrada pelos mestres como "Observe o cheio e o vazio". Os passos geralmente não ultrapassam a medida entre os ombros. Ao tocar o calcanhar no solo a junta da coxa e a perna estão relaxadas, soltas. Em seguida o pé e os dedos se esparramam e se arraigam no solo e o peso é direcionado para o meio do pé. Neste momento, a perna recebe o peso do corpo e o cóccix se alinha com a coluna e o occipital.
                                                                        

Posturas Corretas

Os Pés

Devem estar arraigados e abertos no solo suportando o peso pelo meio do pé. Os pés estão sempre alinhados com os joelhos.

Os Joelhos

Normalmente flexionados até o meio dos pés e em baixas posturas vão no máximo até a ponta dos dedos dos pés. Nunca pendem para os lados e sim para frente e para trás. Estão sempre na mesma direção dos pés(Dedo maior).

O Cóccix
Levemente para frente, alinhado com o final da coluna.

As Mãos

Sempre soltas e ligeiramente côncavas(em semiconcha) com os dedos semi-abertos. O dedo do meio deve estar relaxado e os punhos quando se fecham ficam ocos como segurando um lápis. (Taichicote website)

A Cintura

Deve estar solta e ao mesmo tempo ancorada comandando todos os movimentos e girando todo o tempo como um eixo mestre.

O Abdome

Quanto mais relaxado estiver o abdome maior a capacidade de oxigênio.

Os Cotovelos e Braços

Os cotovelos ficam caídos e quando sobem chegam até a linha dos ombros. Os cotovelos nunca se estendem ou fecham radicalmente. Eles ficam como que arredondados e os braços formam um arco. Os cotovelos alinham-se com os joelhos no desenrolar das posturas.

Os Ombros e o Peito

Os ombros estão sempre soltos, relaxados e nunca encolhidos. O peito permanece plano e levemente afundado. De modo que a respiração afunda no Tan Tien(centro do corpo situado no baixo abdome onde a energia é armazenada).

As Costas e a Coluna

Sempre retas ou ligeiramente convexas, formando uma linha com o cóccix e o occipital.

O Queixo

Levemente afundado.

A Boca

A boca repousadamente fechada e a língua tocando no palato superior.

Os Olhos
Acompanham a mente e estão sempre em direção ao próximo movimento. Os olhos e a mente(intenção) são como uma locomotiva puxando os movimentos. Os olhos descem até 45°, fitam os movimentos, o oponente(imaginário) e o horizonte.

A Cabeça

Esta reta como que pendurada por um fio no topo. Para conseguir esta posição afunde levemente o queixo. A cabeça e o pescoço não se curvam. O pescoço gira junto com o umbigo acompanhando os movimentos da cintura. A cabeça não deve balançar ou sacolejar ao dar os passos.
 
A Mente

A mente esta vazia, ou seja, não esta apegada aos pensamentos. Os pensamentos passam e fluem como um rio e não permanecem. A mente deve relaxar o corpo. Não devemos pensar nos afazeres e desafios que teremos que enfrentar durante o dia e nem na reunião importante daqui a meia hora. Na pratica do Tai chi temos que estar "Sung"(Relaxados). Se nadarmos com o corpo tenso e endurecido, afundamos. Dizia o mestre Cheng man ching que praticar Tai chi é como nadar no seco. A mente deve estar concentrada nos movimentos. Quando mecanizamos os movimentos e deixamos de acompanha-los com a mente, o Tai Chi foge de nós. A mente deve estar alerta e consciente. O estado de consciência cresce com a prática.


A Respiração

A respiração deve ser abdominal e sempre calma, longa e profunda. O abdome deve estar sempre relaxado e a respiração deve ser feita somente pelo nariz. Só depois de bem aprendidas as posturas poderemos sincronizar a respiração com os movimentos. Do contrário, traremos prejuizos à saúde e ao nosso Tai chi. Os movimentos são sincronizados da seguinte forma: Inspirar ao Levantar, Recuar e Ajuntar. Expirar ao Abaixar, Avançar e Liberar. Nunca prenda ou force a respiração.

A Energia "Chi" ou Bio-eletricidade

A energia "Chi" ou bio-eletricidade  é armazenada no Tan Tien(Centro interno do corpo humano no baixo abdome) e é canalizada para os meridianos e pontos energéticos do corpo utilizados também pela medicina tradicional chinesa e acupuntura. No Tai Chi esta eletricidade é comandada pela mente e flui pelo corpo todo trazendo saúde e vitalidade. Para isto, precisamos aprender a relaxar todo o corpo, os vasos sanguíneos e os ligamentos(Estar "Sung" em Chinês). Abrir as juntas ao movimentar-se e manter os ossos alinhados.

Após praticar o Tai chi

Fique alguns minutos em pé sentindo o efeito do Tai chi e evite sentar-se logo em seguida e também tomar banho frio ou beber água gelada.

A Responsabilidade do Mestre e do aluno

A maior responsabilidade é conservar a forma e não modifica-la.

As Roupas e calçados adequados

As roupas devem ser folgadas no corpo e de preferência feitas de algodão ou outro material que facilite a respiração da pele. Os calçados devem ser de sola baixa, chata e fina, flexíveis e com a cobertura de lona ou outro material que ofereça melhor ventilação. È muito importante observar a combinação do solo com a sola antes de iniciar a pratica. Solas aderentes ao solo podem provocar torções nos joelhos ao girarmos ou pivotearmos. Uma sola de plástico duro ou couro e as sapatilhas chinesas são as mais recomendadas. Para pessoas com pé cavo (arco do pé alto) é recomendado o uso de palmilhas ou calçados que dão suporte ao arco do pé. O uso prolongado de sapatos de sola plana, para quem tem pés cavos, pode acarretar problemas ortopédicos.

Fonte:Taichicote website